29 outubro 2006

Pernas para que vos quero?

O meu marido foi hoje correr uma corrida de 10km a favor da The Rainforest Association. E' o terceiro ano consecutivo que ele participa nesta corrida e eu faco questao de ir assistir para dar apoio moral. Apesar de ja' saber o que me espera, sempre que vou fico admirada com a quantidade de pessoas que, pura e simplesmente, fazem a corrida... a andar.

Uma frase muito ouvida em competicoes e' "o que interessa e' participar" mas tudo tem limites, certo? Se aquilo e' uma corrida, porque e' que as pessoas vao para la andar? Se sabem que nao sao capazes de correr 10km, porque se inscrevem?

Se o fazem para ajudar a The Rainforest Association, podem doar o valor da inscricao directamente 'a organizacao sem terem de passar vergonha.
Se o fazem para se auto-motivar, penso que demorar o triplo do tempo dos vencedores e fazer a organizacao da corrida ficar la' 'a espera, nao deve servir de muito encorajamento.
Se o fazem porque sempre e' mais divertido participar numa corrida do que ir ao parque apenas para fazer o seu jogging matinal, por favor...
Se o fazem para poder dizer que participaram e verem o seu nome na lista oficial, devem-se esquecer que os tempos tambem la aparecem.
Se o fazem para aproveitar as vistas do parque onde a corrida decorre (este ano no Regent's Park), esquecem-se que podem passear no parque, de borla, 365 dias por ano e sem precisarem suar.

Todos os anos me questiono sobre isto. Este ano, porem, e apesar das questoes ainda nao estarem respondidas, ouvi uma conversa que me fez pensar noutra hipotese.

Quando nos vinhamos embora, uma senhora, que acabara de participar na prova, comentava com um senhor "Ja' imaginaste chegar em ultimo e ja' nao haver saquinho de prendas?"

Eu nao queria acreditar! Primeiro porque, se eu chegasse em ultimo, num grupo de tantas centenas de pessoas de todas as idades, ia ter uma preocupacao bem maior: a vergonha! Segundo, porque o saquinho de prendas a que ela se referia continha uma caixa-amostra de cha, um frasquinho de mel, um saquinho de passas, e uns folhetos promocionais.

De qualquer forma, fiquei a pensar se, 'a minha lista de hipoteses, deveria acrescentar a de as pessoas se inscreverem na corrida, mesmo sabendo que nao conseguem correr o percurso, para receberem o saquinho das prendas.

Sem comentários: