Mostrar mensagens com a etiqueta londres. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta londres. Mostrar todas as mensagens

07 julho 2009

Raposas no Parque - pós leitura

Escrevi aqui recentemente sobre o livro "Há Raposas no Parque" de Clara Macedo Cabral. Na altura ainda só tinha lido alguns capítulos. Agora, que já terminei o livro, posso falar um pouco mais.

Geese near Tower BridgeO livro é aquilo que a capa promete que seja: um relato da vida em Londres entre 2007 e 2009. O relato de uma mãe, de uma portuguesa, de uma mulher, de uma cidadã. As várias perspectivas conjugando-se e competindo, numa sequência de capítulos que vão abordando vários aspectos do quotidiano, da cultura, da política e da sociedade londrinas.

Confesso que esperava ler um pouco mais sobre a experiência de estar grávida, ter um bebé e superar os primeiros meses de vida do bebé em Londres. Talvez por ter passado recentemente por essa experiência e ter pena de eu própria não ter documentado esses momentos: as consultas, os exames, a preparação para o parto, a escolha da maternidade, o parto, o apoio domiciliário prestado após o parto, etc..

Por outro lado, li muito mais sobre política, economia e a sociedade do que contava. Foi uma agradável surpresa e acabei por aprender muitas coisas que por preguiça ou falta de oportunidade, nunca me foi dado aperceber. É especialmente nestes aspectos que vem ao de cima a formação da autora, que empresta um olho crítico e conhecedor a muitos dos aspectos que tanto marcam a vida em Londres.

Uma das coisas mais interessantes do livro é a forma como lemos sobre as perspectivas tão pessoais da autora sem ficarmos a saber muito sobre ela, sobre a sua família, a sua ocupação, etc.. É um relato pessoal sobre a cidade. E se, por um lado tenho pena de não ter ficado a saber mais sobre ela (confesso o meu lado de "cusca"), por outro lado admiro a forma como Clara conseguiu escrever um livro tão pessoal sem ser sobre si.

Como disse no outro post, no início não estava a gostar muito do estilo de escrita da autora. No entanto, pareceu-me que o estilo de escrita foi mudando com o passar dos meses, tornando-se mais fluido, menos formal, menos pensado (a forma como é escrito, não o conteúdo). E, por essa razão, ou porque me fui habituando ao estilo de escrita da autora, gostei bastante mais dos últimos capítulos.

Palavras finais: valeu bem a pena comprar e ler este livro, e ando já a pensar que outros portugueses é que eu conheço em Londres que possam gostar de ler este livro.

(A foto, tirada por mim em Londres a 26 de Abril 2008, mostra que não só há raposas como também há gansos no parque. Uma das surpresas de Londres sobre a qual já aqui escrevi.)

19 junho 2009

Raposas no Parque

Um destes dias marquei encontro com um amigo à porta de uma livraria. Eu cheguei antes da hora ele estava atrasado. Resolvi entrar. Dei a volta a um dos expositores e os meus olhos foram bater num livro com um título curioso e uma capa que me chamou bastante a atenção.

Peguei no livro. Na contracapa:

"O presente livro parte da experiência de uma portuguesa que, tendo ido viver para o Reino Unido, reflecte acerca do processo de se tornar mãe num país estrangeiro, dar à luz num hospital londrino, criar um filho sem o apoio de uma família alargada, apenas com o recurso aos meios comunitários e a baby-sitters, que abrem, também elas, portas para uma visão “de dentro” sobre o mundo da imigração na cidade de Londres."

Acho que até senti um arrepio. Quase poderia estar a ler a contracapa de um livro meu...

Leio muito mas não sou muito de comprar livros: gosto muito de requisitar livros nas bibliotecas (hábito que adquiri em Londres). No entanto, este livro... tive de o comprar... na hora.

Comecei já a lê-lo. Confesso que não sou grande fã do estilo de escrita da Clara Macedo Cabral (pelo menos neste livro já que não conheço qualquer outro seu trabalho escrito) mas estou a adorar a forma como ela introduz vários factos e observações quotidianas que tão bem retratam os desafios, as oportunidades, as realidades de uma portuguesa a viver em Londres com um bebé ao colo.

22 julho 2008

Portugal no estrangeiro

Nada me dá mais gozo do que ver produtos portugueses à venda noutros países. Da mesma forma, nada me causa mais tristeza do que ver a forma como tantos dos nossos melhores produtos não se encontram a competir pela atenção das pessoas nos supermercados, nas sapatarias, nas lojas de decoração, etc..

Assim, foi com grande alegria que este fim-de-semana vi o seguinte texto num cantinho do menu do restaurante Fishworks em Primrose Hill, Londres.



A lista de produtos portugueses não se estendia a mais nenhuma das outras secções do menu - nem aos vinhos, nem aos queijos, por exemplo. Mas, não se pode ter tudo, e ver águas portuguesas na ementa foi uma óptima surpresa.

27 abril 2008

Gansos perto da Tower Bridge

Há cerca de um ano fiquei muito espantada ao encontrar dois gansos calmamente a gozar o relvado junto da Tower Bridge na margem sul do Tamisa. Pensei que andassem perdidos mas uma colega explicou que não, que todos os anos são vistos ali numa pequena paragem na sua migração.

Este ano tinha a câmara pronta e tirei uma fotografia.

Geese near Tower Bridge

Pergunto-me se serão os mesmos dois do ano passado :-)

Estes gansos são mais um exemplo de uma coisa que não pára de me espantar: como é que uma cidade com a dimensão de Londres consegue ter mais vida animal e vegetal do que muitas das cidades portuguesas? Por exemplo, vivi em Lisboa durante dois anos e nunca vi um corvo na cidade que tem corvos no seu emblema municipal.

07 março 2008

Grelha na estação

Há coisa de dois anos fizeram obras na estação de combóios de Marylebone, no centro de Londres.

Nessa altura, puzeram umas grelhas para os ralos da água que têm um padrão simples mas engraçado.

Water drain grid at Marylebone Station, London, UK

Gosto muito!

06 março 2008

Posters de ontem - mensagem tão actual

A caminho do escritório, tenho o prazer de caminhar junto do rio Tamisa, na margem sul. Passo o moderno edifício da Câmara, a Tower Bridge, e o British War Theme Museum.

A fachada deste último mostra três posters, dois dos quais reproduções de posters antigos da época da guerra.

Posters

Fiquei fascinada pelos posters desde o primeiro dia. Especialmente o que diz "Is your journey REALLY necessray?". É tão engraçado como uma mensagem do passado é, ainda hoje, tão actual mas por razões tão diferentes: ontem o dinheiro, hoje o ambiente.

18 outubro 2007

Moore nos Kew Gardens


Hoje tive uma reunião nos Kew Gardens por causa de um projecto em que estou a gerir e a prestar apoio de consultadoria. Não é todos os dias que tenho oportunidade de ter reuniões em locais assim e, para ajudar, o sol resolveu brilhar num dia de Outubro em Londres.

Mas, melhor ainda, foi poder ver algumas das estátuas de Moore que se encontram em exposição nos relvados dos Jardins.

Tinha visto uma reportagem sobre a exposição e tinha gostado imenso das peças mas nada como vê-las ao vivo.