19 junho 2009

Raposas no Parque

Um destes dias marquei encontro com um amigo à porta de uma livraria. Eu cheguei antes da hora ele estava atrasado. Resolvi entrar. Dei a volta a um dos expositores e os meus olhos foram bater num livro com um título curioso e uma capa que me chamou bastante a atenção.

Peguei no livro. Na contracapa:

"O presente livro parte da experiência de uma portuguesa que, tendo ido viver para o Reino Unido, reflecte acerca do processo de se tornar mãe num país estrangeiro, dar à luz num hospital londrino, criar um filho sem o apoio de uma família alargada, apenas com o recurso aos meios comunitários e a baby-sitters, que abrem, também elas, portas para uma visão “de dentro” sobre o mundo da imigração na cidade de Londres."

Acho que até senti um arrepio. Quase poderia estar a ler a contracapa de um livro meu...

Leio muito mas não sou muito de comprar livros: gosto muito de requisitar livros nas bibliotecas (hábito que adquiri em Londres). No entanto, este livro... tive de o comprar... na hora.

Comecei já a lê-lo. Confesso que não sou grande fã do estilo de escrita da Clara Macedo Cabral (pelo menos neste livro já que não conheço qualquer outro seu trabalho escrito) mas estou a adorar a forma como ela introduz vários factos e observações quotidianas que tão bem retratam os desafios, as oportunidades, as realidades de uma portuguesa a viver em Londres com um bebé ao colo.

2 comentários:

Rui disse...

Também eu senti um arrepio na espinha! (não por me rever nas experiências de maternidade da Clara) mas pelo livro retratar a realidade que eu tão bem conheço, num periodo em que coincide com o periodo em que vivi em Londres. Obviamente também eu o comprei na hora!

Cacau disse...

Isso já aconteceu comigo algumas vezes: de me identificar com a narrativa de um livro. Sempre penso: nossa podia ter escrito isso, é assim que penso ou me sinto!!!
Nunca estamos só, isso é uma pura verdade.